Arrow
Arrow
Shadow
Slider

Eleições OCB 2016

 

Baixe aqui o PDF do manual

 

Conheça o PDGC

 

Conforme a dimensão e objetivos uma sociedade cooperativa se enquadra em classificação específica. Ao todo são três tipos:

  • singular ou de 1º grau: tem objetivo de prestar serviços diretos ao associado. É constituída por um mínimo de 20 pessoas físicas. Não é permitida a admissão de pessoas jurídicas com as mesmas ou correlatas atividades econômicas das pessoas físicas que a integram;
  • central e federação ou de 2º grau: seu objetivo é organizar em comum e em maior escala os serviços das filiadas, facilitando a utilização recíproca dos serviços. É constituída por, no mínimo, três cooperativas singulares. Excepcionalmente, pode admitir pessoas físicas;
  • confederação ou de 3º grau: organiza em comum e em maior escala, os serviços das filiadas. Três cooperativas centrais e ou federações de qualquer ramo são a quantidade mínima para constituir uma federação.

DIA DE COOPERAR

dia c 2018

O Dia C é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca para um mundo mais justo e igual. São milhares de ações voluntarias em todo Brasil em uma grande corrente do bem. A cada nova edição há mais adesão de cooperativas, o que torna o movimento mais forte. 

Leia Mais

COMO CONSTITUIR UMA COOPERATIVA

parte3

Veja aqui quais são os procedimentos para uma constituição de uma cooperativa na sua cidade.

Leia Mais

PRÊMIO SESCOOP

premio sescoop

Para incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO E GOVERNANÇA, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Leia Mais